Buscar

Tudo sobre o CPC 00

O que é o CPC 00 (R2)? Qual é a sua importância para a Contabilidade? Quais foram as principais mudanças dessa Estrutura Conceitual? Confira tudo sobre o tema a seguir:


Tudo sobre o CPC 00

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o CPC 00 é chamado de Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. Ela não é uma norma propriamente dita, mas serve como um “manual” para a prática da Contabilidade.


Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o CPC 00 tem algumas finalidades essenciais, como:


  • auxiliar o desenvolvimento das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para que tenham base em conceitos consistentes;

  • auxiliar os responsáveis pela elaboração dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhum pronunciamento se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando o pronunciamento permite uma escolha de política contábil;

  • auxiliar todas as partes a entender e interpretar os Pronunciamentos.

Neste ano, entraram em vigor algumas revisões e mudanças no CPC 00, emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Estas revisões apresentam mudanças em relação à apresentação, mensuração e divulgação; a definição de ativos e passivos; e os critérios de reconhecimento e desreconhecimento de ativos e passivos nas demonstrações financeiras.


Logo, as alterações do CPC 00 que ganharam destaque foram:


  • o objetivo do relatório financeiro;

  • as características qualitativas da informação financeira útil;

  • a descrição da entidade que relata e seu limite;

  • definições de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas;

  • critérios para a inclusão de ativos e passivos nas demonstrações contábeis (reconhecimento) e orientação sobre quando removê-los (desreconhecimento);

  • bases de mensuração e orientação sobre quando usá-las;

  • conceitos e orientações sobre apresentação e divulgação.

Importância do CPC 00

A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro é vantajosa para investidores e empresários, especialmente em relação às aplicações financeiras. Esses relatórios apresentam informações a respeito da situação econômica das organizações, servindo como uma espécie de referência.


Com o CPC 00, profissionais da área contábil podem conferir informações sobre índices futuros, a fim de controlar a situação da empresa. Por meio dessa estrutura conceitual, é possível também emitir relatórios de acordo com os padrões do IASB e do FASB, transmitindo uma representação fidedigna para que os gestores tenham mais confiança durante uma tomada de decisão.


Fontes: Contábeis, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, DOU


JOSÉ CARLOS MARION

É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.


Fonte: Gennegociosegestao.com.br/

Posts recentes

Ver tudo

Tecnologia contábil muda perfil da atividade

Os avanços tecnológicos dos últimos anos, puxados pela popularização do acesso à internet, modificaram o perfil da atividade contábil. E tudo começa pela sala de aula. O ensino de Ciências Contábeis p

© 2020 - Contador SC.