Buscar

PIS/COFINS importação: tributos internos ou aduaneiros?


Neste, examina-se o entendimento do STJ, que em processos que discutem a não incidência de PIS e COFINS em importações oriundas do Mercosul, afirma ser "válida a cobrança da Cofins e da contribuição ao PIS sobre o desembaraço de mercadoria importada de país integrante do Mercosul, quando não estiver o produto nacional também desonerado dessas contribuições.” (REsp 1.002.069/CE).


Mas, quando do julgamento de questões nas quais o produto nacional está desonerado, e o importado é oriundo do Mercosul, o STJ passa a entender que “o PIS-Importação e a Cofins-Importação são tributos distintos do PIS e da Cofins denominados convencionais, pois, enquanto estes têm por fato gerador o faturamento, aqueles são originados de substrato inteiramente diverso, isto é, a importação de bens ou o ‘pagamento, crédito, a entrega, o emprego ou a remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior como contraprestação por serviço prestado’ (art. 3º, I e II, da Lei 10.865/2004)” (REsp 1.437.172/RS).

Posts recentes

Ver tudo

SC - Fazenda lança aplicativo Malhas Fiscais

Para otimizar os trabalhos no combate à sonegação fiscal, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) lança, nesta terça-feira, 1º/9, o aplicativo Malhas Fiscais. O objetivo é buscar valores que foram

© 2020 - Contador SC.