Buscar

Ordem de Stop: aprenda a limitar suas perdas com ações e controlar suas emoções

Recentemente, uma influenciadora digital recomendou que investidores iniciantes se tornem traders de ações. O assunto acabou gerando repercussão entre players do mercado financeiro e diante disso, decidi escrever sobre o tema. A intenção não é opinar sobre esse tipo de atuação, mas sim esclarecer alguns pontos relevantes que podem ajudar iniciantes a evitar grandes perdas.


Existem alguns mecanismos de gestão de risco que podem “salvar” os investidores de grandes perdas no mercado de ações. Um deles é chamado de Ordem de Stop. Entenda a seguir o que é e por que é uma ferramenta importante para quem está começando a atuar no mercado de ações.


Ordem de Stop: o que é e como funciona?

A Ordem de Stop é uma ordem de compra ou venda de ação programada para ser executada em patamares de preços pré-definidos na montagem da operação. Ou seja, o investidor estabelece um preço a partir do qual a ordem deverá ser executada.


Com uma Ordem de Stop, você não precisa acompanhar a variação dos preços do mercado. Usada como uma ferramenta de gerenciamento de risco, uma ordem stop dispara uma ordem de compra ou venda automaticamente quando um valor determinado é atingido. As 3 principais situações nas quais ela é utilizada são:

  • Evitar Prejuízos;

  • Garantir Lucro;

  • Entrar no Mercado.

Uma Ordem de Stop de venda, por exemplo, é aquela que deve ser executada a partir do momento em que, no caso de baixa de preço, ocorra um negócio a preço igual ou inferior ao preço especificado. Já uma Ordem de Stop de compra deve ser executada a partir do momento em que, no caso de alta do preço, ocorra um negócio a preço igual ou superior ao preço estabelecido pelo investidor.


Ordem de Stop: por que usar?

Ao operar com ações, os investidores estão expostos a diversos aspectos psicológicos e emocionais que atuam todo o tempo. Estes fatores influenciam a tomada de decisões sobre qual o melhor momento de comprar e vender, podendo levar a grandes perdas. A Ordem de Stop minimiza os efeitos desses elementos subjetivos, livrando as decisões dos efeitos emocionais.


Segundo o Dr. Alexander Elder, um grande pesquisador sobre o comportamento dos investidores, a Ordem de Stop permite que o investidor se concentre no trade e não se preocupe com as perdas.


Ordem de Stop: quando usar?

Saber como colocar e definir uma Ordem Stop é fundamental em qualquer operação realizada na bolsa de valores. Com stops muito curtos, seremos estopados muitas vezes. Com stops muito longos, teremos grandes prejuízos.


A orientação para se colocar uma boa ordem stop é determinar o valor que a ação deverá atingir para que sua Ordem de Stop seja executada (preço gatilho). Se a ordem for colocada com um valor muito próximo ao de entrada, pode ser executada somente pelas variações diárias. Se for colocada com um valor muito distante, pode sofrer grandes perdas e vender no ponto em que a ação já sofreu quase todo movimento de queda.


Existem alguns métodos par desenvolvidos para o posicionamento de uma ordem stop que levam em consideração fatores como:

  • variação % do preço

  • variação em $

  • variação máxima histórica

  • stop móvel

  • stop com indicadores técnicos

  • tempo de posição

Sendo assim, vale a pena colocar uma Ordem de Stop:


  • Em local que fuja da nossa expectativa.

  • Onde dificilmente será alcançado.

  • Além das zonas de suportes e resistências.

  • Além da volatilidade média do ativo.

Tipos de Ordem de Stop

Os tipos mais utilizados de Ordem de Stop são o Stop Loss e o Stop Gain.


Stop Loss

Stop Loss é uma ordem automática de venda usada sempre que uma ação cai abaixo de um determinado valor, prevenindo perdas maiores. Ela indica sua intenção de interromper o andamento da operação que contraria a sua expectativa. É, portanto, um “limitador de perdas”.


Stop Gain

Stop Gain é uma ordem automática de venda usada sempre que uma ação sobe acima de um determinado valor. Portanto, pode ser considerada o objetivo da operação ou o ponto de saída quando o mercado move-se a favor da sua expectativa. É o ponto final de uma operação com sucesso.


Sugestões para um STOP bem Sucedido

Independentemente do método que você utilize, seguem algumas orientações práticas que sempre devem ser lembradas no momento de posicionar uma Ordem de Stop:

  • Não deixe uma perda pequena vir a se tornar um grande prejuízo.

  • Se o mercado não anda a seu favor, assuma que errou e STOP.

  • Não tente adivinhar o que o mercado fará, monte a estratégia e tenha disciplina.

  • Defina o STOP antes de executar a ordem.

  • Só mova STOP na direção de sua estratégia.

  • O STOP GAIN sempre deve ser maior que o STOP LOSS.

  • Maximizar ganhos e minimizar prejuízos.

E lembre-se: contar com a ajuda de profissionais qualificados pode ser a melhor alternativa para iniciantes que queiram investir no mercado de ações.


Juliano Pinheiro é uma referência em Mercado Financeiro e Mercado de Capitais. Ao longo de mais de 30 anos, construiu uma trajetória profissional abrangente. Possui vivência prática como executivo em instituições financeiras e gestoras de investimento; participa de conselhos das principais entidades de regulação e autorregulação do mercado financeiro e dedicou-se ao ensino e à pesquisa acadêmica dentro e fora do Brasil.


Fonte: Julianopinheiro.com/

Posts recentes

Ver tudo

IPO: Vale a pena entrar?

Com o reaquecimento do mercado de capitais depois do choque do coronavírus, mais de 50 empresas estão na fila para colocar suas ações na Bolsa. Vale a pena entrar nessa onda do IPO? Bom, a resposta de

7 meios de internacionalizar as organizações

Todas as organizações – desde as pequenas até as gigantescas – têm uma variedade de meios para se envolverem em negócios internacionais. Trata-se de desenvolver mercados para seus produtos em outros p

Planejamento estratégico, agora é hora!

Vou fugir dos clichês que existem para os momentos de crises em chinês, japonês, javanês. Vou me concentrar no que realmente importa, no que devemos fazer num momento de crise como o que estamos viven

© 2020 - Contador SC.