Buscar

Especialistas falam sobre os avanços e desafios da contabilidade pública na América Latina

Contadores públicos do Brasil, Paraguai, Equador, Argentina e Uruguai dividiram suas experiências na implantação de normas e sistemas contábeis durante o segundo painel do VI Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público, realizado nesta terça-feira (20), em Brasília.


Mediado pela subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gildenora Batista Dantas Milhomem, o painel também contou com a apresentação dos avanços da contabilidade pública na América Latina realizada pelo diretor e professor do Instituto de Gestão Pública na Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (Suíça), Andreas Bergmann, ex-presidente do International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb).


“A América Latina é uma parte do mundo onde a adoção dos padrões internacionais no setor público está avançada. Existe um grande número de projetos relevantes e que devem seguir de forma rápida”, comentou Bergmann.


Segundo ele, de um modo geral, os maiores desafios para a implantação das normas na América Latina estão nas diferentes estruturas federativas e arranjos institucionais entre os países e, também, no desenvolvimento tecnológico e na integração dos sistemas contábeis.


No entanto, Bergmann disse acreditar que as questões não são impossíveis de serem solucionadas e os trabalhos devem continuar em ritmo acelerado pelos próximos anos. O ex-presidente do Ipsasb foi responsável pela consultoria de vários países da Região, como é o caso da Argentina e do Equador.


“E arrisco dizer que, em três ou quatro anos, vamos ter 65% dos governos no mundo apresentando o regime contábil de competência”, opinou.


Participaram do painel o presidente do Fórum dos Contadores Governamentais da América Latina (Focal), Heriberto Nascimento, representando o Brasil; e os representantes do Fórum Maria Tereza Aguero (Paraguai); Magdalena Vicuña (Equador); Cesar Duro (Argentina); e Laura Tabarez (Uruguai).


O evento segue até às 18h. Para conhecer a programação completa, clique AQUI. O Seminário também pode ser acompanhado, ao vivo, pela Internet. Segue o link para acesso à transmissão desta terça-feira (20): http://bit.ly/2KENZyI (período da tarde).


Fonte: CFC

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - Contador SC.