© 2020 - Contador SC.

Buscar

Empreendedorismo em 10 lições

Empreender é para fortes de espírito, para quem deseja prosperar, contribuir, fazer a diferença no mundo. Sobreviver é fácil, mas construir um negócio de sucesso é desafio para gente grande, disposta a abrir mão da satisfação imediata em prol do benefício futuro, portanto, se quiser embarcar nessa viagem, aqui vão algumas dicas para torná-la mais rica, desafiadora e próspera. Veja o empreendedorismo em 10 lições:


Empreendedorismo em 10 lições

1. Elabore um bom modelo de negócio

Nunca inicie qualquer nada sem elaborar um modelo de negócio consistente e bem definido. Pode ser o Modelo Canvas ou o Modelo Porter e Drucker, o qual deve responder a quatro questões básicas: em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Qual é o seu diferencial competitivo?


2. Invista parte do seu tempo conversando com empreendedores de sucesso

Pessoas que já trilharam o caminho do empreendedorismo podem lhe oferecer dicas valiosas de como administrar o negócio.


3. Pare de bancar o adivinho, compre um mapa

Não é necessário inventar a roda, adote ferramentas consagradas e simplifique a sua vida.


4. Visualize o futuro

Se você imagina como deve ser a empresa daqui a 5 ou 10 anos, por que não começa agora? Seja simples, mas, acima de tudo, preocupado com o futuro da sua empresa.


5. A felicidade é um fluxo de caixa positivo

Fluxo de caixa positivo é um bom sinal, mas não é sinônimo de lucro, portanto, mão de ferro no controle financeiro. Você só saberá se vai ter lucro quando o balancete estiver fechado, portanto, não se empolgue até que o negócio esteja consolidado.


6. Adote o pensamento estratégico desde o início

Comece pequeno, pense grande e cresça rápido, mas lembre-se de dedicar tempo para pensar no negócio sempre que puder. Quanto mais estratégico, menos operacional; quanto mais operacional, menos estratégico.


7. Dedique-se de corpo e alma ao negócio

Seja ávido por conhecimento, pois quanto mais você entender do seu negócio, menos surpresas ruins você terá; dominar um negócio por completo leva tempo, a curva de aprendizado é longa, portanto, trate-o como se fosse a coisa mais importante da sua vida.


8. Cada coisa no seu lugar

Não misture as coisas, nem dinheiro nem relacionamentos; ambientes diferentes demandam por competências diferentes; ser pai é uma coisa, ser patrão é outra; se você quiser tratar os empregados como filhos e os filhos como empregados, jamais conseguirá construir um negócio de sucesso.


9. Adote um comportamento empreendedor

É impossível ser empreendedor apenas falando de negócio, portanto, lidere pelo exemplo, decida rápido, defina o seu próprio estilo, estimule a colaboração e, principalmente, seja um ótimo ouvinte. Você não precisa implantar tudo o que lhe dizem, mas pode obter ótimos insights.


10. Monitore os resultados diariamente

A única maneira de saber se você está indo bem é monitorando os resultados e tomando medidas efetivas para corrigir desvios, quando necessário.


JERONIMO MENDES

É graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Logística Empresarial e Mestre em Organizações e Desenvolvimento Local pela UNIFAE Centro Universitário, Curitiba/PR. Especialista em Processo de Consultoria pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-SC), consultor organizacional para empresas de médio e grande porte, professor universitário de várias instituições de ensino para cursos de pós-graduação e MBA. Certificado em Executive Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute, de São Paulo, e possui mais de 35 anos de experiência em grandes empresas como Klabin, Brahma, Texaco, Volvo, CSN e Consult Consultoria Empresarial. Dedica-se atualmente a coaching, consultoria, palestras e treinamentos por todo o país. É autor de quatro livros publicados no Brasil e no México e coautor de outros dois sobre liderança e desenvolvimento sustentável.


Fonte: Gennegociosegestao.com.br/