Buscar

Em lançamento inédito no mundo, Facebook lança pagamentos via WhatsApp no Brasil

O Facebook lançou sua plataforma de pagamentos via WhatsApp no Brasil. O país é o primeiro no mundo a receber a funcionalidade de envio e recebimento de dinheiro, que está sendo introduzida gradualmente a partir de hoje (15).


Consumidores que configurarem suas contas adicionando cartões de débito ou crédito da Visa emitidos pelo Sicredi e pelo Banco do Brasil poderão usar o recurso de transferência, que será intermediado pela Cielo.


O Nubank diz ser o primeiro banco digital a oferecer pagamentos via Whatsapp no Brasil: a fintech vai viabilizar transferências e pagamentos com seus cartões Mastercard por meio de conversas no app. Para pessoas físicas, não há cobrança de tarifa ou taxa.


As transações acontecem dentro da função Facebook Pay, que deve utilizar os mesmos dados de cartão para recebimento e envio de valores no restante da família de aplicativos da empresa, como o Instagram.


O recurso, que é aberto, pode ser disponibilizado futuramente por outras instituições. Com limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês, será possível fazer até 20 transações por dia, somente dentro do Brasil.


Será necessário criar uma conta, com nome, CPF e cartão emitido pelas instituições participantes para enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp. A senha ou reconhecimento biométrico serão solicitados para fazer as transações.


Pequenas e médias empresas precisam criar uma conta Cielo usando o aplicativo WhatsApp Business, lançado em janeiro de 2018 no Brasil, para receber pagamentos de clientes. Nesta modalidade, que prevê reembolsos e suporte técnico, há uma taxa fixa de 3,99% por transação.


Segundo o WhatsApp, a motivação para lançar o recurso no Brasil, um dos maiores mercados da plataforma no mundo, é apoiar a digitalização de pequenas empresas no país, e apoiar a recuperação financeira destes negócios.


Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC e outros.


Fonte: Forbes

© 2020 - Contador SC.