Buscar

Compensação de Tributos Administrados pela Receita Federal: Evolução Legislativa e Modalidades

Neste artigo, André Mendes Moreira objetiva realizar um estudo pormenorizado sobre o instituto da compensação tributária, previsto no Art. 156, II e detalhado no Art. 170, do Código Tributário Nacional. Perpassa, nesse sentido, pelas evoluções legislativas, desde a Lei nº 8.383/1991 até as modificações trazidas pela Medida Provisória nº 66/2002, posteriormente convertida na Lei nº 10.637/2002.


O procedimento, nesse sentido, evoluiu de uma previsão de permissão de compensação mediante encontro de contas tão somente para tributos da mesma espécie, sujeitos a homologação por parte do fisco, para as previsões mais amplas em prol do contribuindo, em que é possível a compensação entre tributos de espécies diferentes, mediante declaração à Receita Federal, sem necessidade de qualquer recurso ao Poder Judiciário.


Artigo Publicado na Revista Dialética de Direito Tributário nº 95


Texto completo: Clique aqui


André Mendes Moreira


Fonte: Sacha Calmon

Posts recentes

Ver tudo

Taxas de depreciação e valor funcional do bem

Os bens que a empresa possui têm a sua perda de valor nominal no período decorrente de uma série de fatores patrimoniais, mercadológicos, econômicos, e também sociais. Não podemos dizer realmente com

© 2020 - Contador SC.