Buscar

Chiavenato dá 8 dicas para quem busca ser um administrador bem-sucedido

Quer ser um administrador bem-sucedido? Segundo Idalberto Chiavenato, para ser bem-sucedido, é preciso necessariamente:


1. Investir constantemente em sua formação profissional

Estudar com afinco, ler bastante, fazer cursos de aperfeiçoamento, aprender uma língua (inglês ou espanhol, por exemplo), estudar informática, criar sua biblioteca, aprender tudo o que for possível para ser um excelente profissional. Não deve ser apenas mais um no mercado. Em qualquer coisa que faça, não deve ser apenas medíocre: deve ser o melhor possível!


2. Manter-se atualizado

Ter uma visão global do mundo, das organizações e dos negócios, das tendências que estão ocorrendo, sobre assuntos diversos. Ficar por dentro e discutir assuntos variados, ampliar a capacidade de analisar e estar atualizado.


3. Desenvolver seu espírito empreendedor

Levar o trabalho a sério como se fosse a sua própria empresa e ter garra e iniciativa para alcançar metas e resultados. Buscar novas ideias: perceber em tudo o que lê ou estuda ideias que pode aplicar no trabalho, ou iniciar um novo filão na empresa, ou um novo negócio particular. Não mostrar o problema; indicar a solução. Ser parte da solução e não do problema.


4. Aprender a trabalhar em equipe

Aprender a trabalhar em conjunto com outras pessoas. Cada vez torna-se mais importante saber trabalhar em grupo. Bons relacionamentos interpessoais são fundamentais no trabalho do administrador e produzem motivação, satisfação e um ótimo ambiente de trabalho.


5. Ser ágil e flexível

É preciso ter jogo de cintura para relacionar-se com pessoas, clientes, superiores, além de achar a solução adequada para os problemas e inovar sempre e sempre. Saber lidar com diferentes pessoas e situações de modo criativo e original. Não cair na rotina. Ter jogo de cintura e agilidade. Tempo é dinheiro.


6. Desenvolver a capacidade de persuasão e negociação

Ser diplomata e interagir com as pessoas resolvendo problemas e compartilhando os benefícios alcançados.


7. Gerir conflitos

É necessário compreender opiniões e posições diferentes e, às vezes, antagônicas e opostas. Saber conduzir situações difíceis e criar soluções que abranjam interesses diferentes e satisfaçam todas as partes envolvidas.


8. Tratar sua carreira como se ela fosse um negócio

Para ser um administrador bem-sucedido, é necessário ser o empresário de si mesmo. O seu produto/ serviço é a sua própria competência profissional que você deve colocar no mercado e atender o cliente, que é a organização para quem você trabalha. Ter o espírito de fornecedor do seu produto/serviço.


IDALBERTO CHIAVENATO

Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. É autor de mais de 30 livros das áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É fundador e presidente do Instituto Chiavenato, conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração onde ocupa a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.


Fonte: Gennegociosegestao.com.br/

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - Contador SC.