Buscar

Análise de resultados: importância e eficácia

A análise de resultados é uma ferramenta bastante utilizada por equipes que buscam atuar em suas áreas.


Com o aumento da utilização de informações chaves, a análise de resultados se tornou um importante parâmetro para mensurar o desenvolvimento de determinadas atividades, pessoas, produtos ou empresas.


Desse modo, a análise de resultados tem por finalidade aferir e interpretar as informações necessárias para o crescimento.


No entanto, antes de sair analisando resultados e possíveis indicadores, é necessário entendermos os motivos e os objetivos com análise.


Análise de resultados: Por que você precisa adotar esta prática?

A definição dos motivos que nos levaram a estudar determinado indicador é a primeira etapa que deve ser realizada.


Afinal, os motivos são as razões pelas quais é necessário um estudo mais aprofundado dos indicadores.


Algumas razões são:

  • Descontentamento

  • Desejo de mudança

  • Melhorar a performance

  • Pontos positivos e negativos que interferem no desempenho

Já os objetivos, podem ser entendidos como o propósito com a análise, ou também em outras palavras, as metas que temos.


Eles dependem de cada situação e podem ser:

  • Organização

  • Mudanças

  • Padrões

  • Buscar novas realidades

São com eles em mente, que podemos interpretar resultados e tomar as ações necessárias.


Como fazer isso na prática?

Caso, não tenha ficado claro, vamos exemplificar os motivos e os objetivos de analisar resultados.


Pense comigo.


Uma equipe de futebol que está passando por momentos muito ruins dentro de campo, não conseguindo obter resultados positivos em dado campeonato.


Primeiramente, é necessário analisar o porquê disso, ou seja, os motivos de isso estar acontecendo.


As respostas talvez estejam no modelo de esquema tático, ou até na forma que o técnico treinou a equipe.


Inegavelmente os motivos são os mais diversos.


Os objetivos, em contrapartida, são que ocorram mudanças e seja possível que a equipe possa encontrar as vitórias novamente.


Portanto, sem eles bem definidos, é difícil analisarmos determinado resultado, independente do que está sendo analisado.


As etapas de análise

Como dito anteriormente, os dados a serem analisados devem trazer consigo um significado, de modo a permitirem visualizar de forma clara as ações que devem ser tomadas.


As etapas de análise basicamente são:

1. Interpretação

2. Aferições e considerações

3. Compartilhamento

4. Ações


1- A interpretação

Talvez não seja a etapa mais importante da análise de resultados, mas, é essencial que se entenda a informação que é passada com os dados.


A interpretação é feita sob resultados teóricos e práticos, isso significa que, o entendimento deve ser de forma a considerar os aspectos gerais e específicos.


Embora, lembre-se que nem tudo é 100% o que os dados mostram.


Aferições e considerações

Bom, com os dados interpretados, é possível termos uma ideia de onde estamos pisando.


As aferições e considerações são feitas em fatos concretos, o que nos permite formular possíveis teorias e possíveis soluções aos problemas.


As ações são principalmente baseadas no entendimento e na idealização desses resultados.


2- Compartilhamento

A melhor forma de tornar uma interpretação/ideia em algo real é dividindo com pessoas.


Isto é, quando compartilhamos com as pessoas as análises dos resultados que visualizamos, podemos juntos pensar em algo novo.


É nessa etapa que é possível colocar as ações em prática.


3- Ações

A última, porém, a mais importante.


Não basta de nada analisarmos resultados, criarmos teorias ou soluções com nossa equipe, se não as colocamos em prática.


É agindo que faremos com que a análise de resultados traga benefícios para os nossos objetivos.


Bom, podemos então resumir que analisar algo é um processo de entendimento dos nossos motivos e objetivos, mas que, somente colocando em prática que iremos melhorar a nossa performance.


Tomara que esse texto tenha ajudado você a entender como a análise de resultados pode ser útil na sua vida.


Álvaro Schocair

Álvaro possui vasta experiência em negócios e mercado financeiro, já tendo participado de 4 IPOs. É fundador da Quebec Impact Assets e da Link School of Business, onde atua também como professor, e sócio do Além da Facul.


Fonte: Alemdafacul.com.br/